Descrição

Os estudantes não gostam de ler? O que não leem? Como mobilizá-los a diferentes gêneros de leitura? Este é um relato sensível de um trabalho pedagógico voltado à formação de alunos leitores. Mostra que as atividades de leitura podem promover um verdadeiro diálogo entre professores e alunos se elas forem prazerosas e respeitarem o contexto sociocultural do estudante, principalmente no Ensino Fundamental. As práticas relatadas envolvem a diversidade de textos que estão presentes no cotidiano de crianças e jovens, das poesias aos anúncios em revistas e outros materiais.


Prefácio
Nilton Bueno Fischer

Prefácio
Rosa Maria Hessel Silveira

Primeira parte
Preâmbulo: a experiência dos afetos, das aprendizagens, da escrita
E tudo começou nas casas verdes: a autora/professora
Outros tempos
Consolidando experiências
A escrita desse livro

Segunda parte
A sala de aula: uma primeira leitura
O espaço, a rotina e a leitura
Fragmentos de aulas
A professora: “O ponto de vista é sempre a vista de um ponto”
O que os alunos escrevem: “conteúdo” revelador de histórias e significados

Terceira parte
A sala de aula: uma segunda leitura
Referenciais teóricos: uma seleção necessária
A professora/pesquisadora e os alunos/leitores
Conhecendo os alunos
Pondo a leitura em roda livre
Proposta 1: trabalho com crônica
Proposta 2: leitura de revistas
Proposta 3: leitura de livros de literatura infantil
Formas de leitura
O valor da poesia
A obra com humor
Era uma vez…
O fascínio do livro
Um astro de TV visita a escola
Leituras possíveis do evento ocorrido
Negar a televisão?
Espaço para saber: saber com sabor
Espaço para dizer: dizer com emoção
O processo” cloze”
Buscando o significado: compreendendo a leitura
Busca de palavras

Quarta parte
Eles mostram a sua vida fora da escola
Do espaço real ao espaço imaginário
Subindo o morro
A participação afetuosa dos informantes e seus pontos de referência
Refletindo sobre as condições socioculturais da leitura
Sobre a utilização da leitura e o valor a ela atribuído

Quinta parte
Fim de história
Algumas ideias sobre o itinerário percorrido
Sobre a sala de aula
Sobre os alunos
Sobre a diversidade de experiências de vida
Palavras finais


Maria Isabel H. Dalla Zen
16 cm x 23 cm
4ª ed. 128 p.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mediação
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.