

Os estudantes não gostam de ler? O que não leem? Como mobilizá-los a diferentes gêneros de leitura? Este é um relato sensível de um trabalho pedagógico voltado à formação de alunos leitores. Mostra que as atividades de leitura podem promover um verdadeiro diálogo entre professores e alunos se elas forem prazerosas e respeitarem o contexto sociocultural do estudante, principalmente no Ensino Fundamental. As práticas relatadas envolvem a diversidade de textos que estão presentes no cotidiano de crianças e jovens, das poesias aos anúncios em revistas e outros materiais.
Prefácio
Nilton Bueno Fischer
Prefácio
Rosa Maria Hessel Silveira
Primeira parte
Preâmbulo: a experiência dos afetos, das aprendizagens, da escrita
E tudo começou nas casas verdes: a autora/professora
Outros tempos
Consolidando experiências
A escrita desse livro
Segunda parte
A sala de aula: uma primeira leitura
O espaço, a rotina e a leitura
Fragmentos de aulas
A professora: “O ponto de vista é sempre a vista de um ponto”
O que os alunos escrevem: “conteúdo” revelador de histórias e significados
Terceira parte
A sala de aula: uma segunda leitura
Referenciais teóricos: uma seleção necessária
A professora/pesquisadora e os alunos/leitores
Conhecendo os alunos
Pondo a leitura em roda livre
Proposta 1: trabalho com crônica
Proposta 2: leitura de revistas
Proposta 3: leitura de livros de literatura infantil
Formas de leitura
O valor da poesia
A obra com humor
Era uma vez…
O fascínio do livro
Um astro de TV visita a escola
Leituras possíveis do evento ocorrido
Negar a televisão?
Espaço para saber: saber com sabor
Espaço para dizer: dizer com emoção
O processo” cloze”
Buscando o significado: compreendendo a leitura
Busca de palavras
Quarta parte
Eles mostram a sua vida fora da escola
Do espaço real ao espaço imaginário
Subindo o morro
A participação afetuosa dos informantes e seus pontos de referência
Refletindo sobre as condições socioculturais da leitura
Sobre a utilização da leitura e o valor a ela atribuído
Quinta parte
Fim de história
Algumas ideias sobre o itinerário percorrido
Sobre a sala de aula
Sobre os alunos
Sobre a diversidade de experiências de vida
Palavras finais
Maria Isabel H. Dalla Zen
16 cm x 23 cm
4ª ed. 128 p.