
Descrição (link de compra)
A intenção de contribuir com o aprimoramento da docência nas creches, numa concepção pedagógica de entrelaçamento do cuidar e do educar, é o eixo norteador de todos os capítulos deste livro, fruto da experiência dos autores como pesquisadores e professores em instituições públicas e da rede privada. Buscando a consolidação da creche como um espaço educacional de suma importância em nosso tempo e no qual os bebês possam viver intensamente a infância, eles trazem fundamentos teóricos e relatos de experiências, com descrições ricas e detalhadas de práticas educativas que levem em conta o respeito ao tempo de vida dos bebês, protagonistas, desde que nascem, de seu próprio desenvolvimento, aprendizagem e socialização. Destacam-se temas como a sua adaptação à creche, a linguagem dos bebês, a pedagogia do contato e do afeto, a musicalidade que eles expressam.
Prefácio
Altino José Martins Filho (Org.)
A construção da docência com bebês e
crianças bem pequenas em creches
Altino José Martins Filho
Ana Cristina Coll Delgado
Como aceder à força do desejo dos bebês e crianças
bem pequenas na construção da docência?
Ambiguidades e tensionamentos na participação dos
bebês e das crianças bem pequenas.
Os bebês, as professoras e um modo de viver a vida na creche
Altino José Martins Filho
Ana Cláudia Ferreira Martins
Algumas dimensões de um modo de viver a vida na creche com os bebês
A dimensão do cuidado e educação
Sentimentos de ser mãe, mulher e professora
O choro como uma tensão
Palavras finais
Adaptação ou inserção?
O momento de entrada dos bebês nas creches
Lucilaine Reis
A inserção crítica como processo de constituição dialógica
Como os bebês vivenciam seu processo de entrada na creche?
Vivências plurais a serem observadas e registradas
Considerações finais
A constituição da linguagem dos bebês e entre os bebês
Joselma Salazar de Castro
A convivência com os bebês
Os atos sociais e a apropriação de sentidos
Quando os bebês dialogam entre si
Interações entre os bebês e a produção de textos
Tecendo algumas considerações
Culturas infantis e experiências estéticas:
entre corpos grandes e bem pequenos
Patrícia Dias Prado
Pedagogia do contato com bebês:
pele e mão em encontros de cuidado e educação
Marta Nörnberg
Cotidiano: lugar de proximidade e comunicação
Pele e mão: sentidos da pedagogia do contato
A prática educativa em creches:
o que fazem os bebês?
Gardia Vargas
Expectativas e acolhimento dos bebês na creche
Os materiais que sustentam as experiências dos bebês
O Cesto dos Tesouros
O que posso fazer com isso?
Encerrando essa conversa
A música dos bebês:
protagonismo cotidiano em berçário
Aruna Noal Correa
Entre o olhar do adulto e do bebê: as produções musicais cotidianas
Ideias adultas sobre intervenções e protagonismo dos bebês em berçário
O processo de produção do conhecimento sonoro-musical pelo bebê
Reflexões acerca da música dos bebês: o cotidiano do berçário
Sobre os autores
Altino José Martins Filho (Org.)
17,5 cm x 25 cm
1ª ed. 144 p.