Descrição (link de compra)

A intenção de contribuir com o aprimoramento da docência nas creches, numa concepção pedagógica de entrelaçamento do cuidar e do educar, é o eixo norteador de todos os capítulos deste livro, fruto da experiência dos autores como pesquisadores e professores em instituições públicas e da rede privada.  Buscando a consolidação da creche como um espaço educacional de suma importância em nosso tempo e no qual os bebês possam viver intensamente a infância, eles trazem fundamentos teóricos e relatos de experiências, com descrições ricas e detalhadas de práticas educativas que levem em conta o respeito ao tempo de vida dos bebês, protagonistas, desde que nascem, de seu próprio desenvolvimento, aprendizagem e socialização. Destacam-se temas como a sua adaptação à creche, a linguagem dos bebês, a pedagogia do contato e do afeto, a musicalidade que eles expressam.


Prefácio
Altino José Martins Filho (Org.)
 
A construção da docência com bebês e
crianças bem pequenas em creches

Altino José Martins Filho
Ana Cristina Coll Delgado

Como aceder à força do desejo dos bebês e crianças
bem pequenas na construção da docência?
Ambiguidades e tensionamentos na participação dos
bebês e das crianças bem pequenas.
 
Os bebês, as professoras e um modo de viver a vida na creche
Altino José Martins Filho          
Ana Cláudia Ferreira Martins

Algumas dimensões de um modo de viver a vida na creche com os bebês
A dimensão do cuidado e educação
Sentimentos de ser mãe, mulher e professora
O choro como uma tensão
Palavras finais
 
Adaptação ou inserção?     
O momento de entrada dos bebês nas creches
Lucilaine Reis
A inserção crítica como processo de constituição dialógica
Como os bebês vivenciam seu processo de entrada na creche?
Vivências plurais a serem observadas e registradas
Considerações finais
 
A constituição da linguagem dos bebês e entre os bebês
Joselma Salazar de Castro
A convivência com os bebês
Os atos sociais e a apropriação de sentidos
Quando os bebês dialogam entre si
Interações entre os bebês e a produção de textos
Tecendo algumas considerações
 
Culturas infantis e experiências estéticas:
entre corpos grandes e bem pequenos
Patrícia Dias Prado
 
Pedagogia do contato com bebês:            
pele e mão em encontros de cuidado e educação
Marta Nörnberg
Cotidiano: lugar de proximidade e comunicação
Pele e mão: sentidos da pedagogia do contato
 
A prática educativa em creches:
o que fazem os bebês?
Gardia Vargas
Expectativas e acolhimento dos bebês na creche
Os materiais que sustentam as experiências dos bebês
O Cesto dos Tesouros
O que posso fazer com isso?
Encerrando essa conversa
 
A música dos bebês:           
protagonismo cotidiano em berçário
Aruna Noal Correa
Entre o olhar do adulto e do bebê: as produções musicais cotidianas
Ideias adultas sobre intervenções  e protagonismo dos bebês em berçário
O processo de produção do conhecimento sonoro-musical pelo bebê
Reflexões acerca da música dos bebês: o cotidiano do berçário

Sobre os autores


Altino José Martins Filho (Org.)
17,5 cm x 25 cm
1ª ed. 144 p.

Mediação
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.