
Janssen Felipe da Silva et al. (Orgs.)
ISBN 978858706376211ª ed. 128 p. 17 cm x 25 cm
- Editora : Mediação (1 janeiro 2012)
- Idioma : Português
- Capa comum : 112 páginas
- ISBN-10 : 8587063766
- ISBN-13 : 978-8587063762
- Dimensões : 24.8 x 17.2 x 1 cm
Os autores que compõem este livro, por sua contribuição teórica à avaliação educacional, já garantem a relevância da obra, tais como Janssen Felipe da Silva, Jussara Hoffmann e Maria Teresa Esteban, autores de outras publicações sobre esse tema. Juntam-se a eles, especialistas em outras do currículo, apontando pressupostos e experiências de avaliação formativa/mediadora em diferentes áreas do conhecimento, contribuindo dessa forma com professores do Ensino Fundamental – anos iniciais e finais. Dentre outros assuntos, destacam-se: a elaboração de instrumentos de avaliação articulados ao fazer pedagógico, a relação entre avaliação e pedagogia de projetos e o desafio da ética na avaliação.
Apresentação
Introdução: Avaliação do ensino e da aprendizagem
numa perspectiva formativa-reguladora
Janssen Felipe da Silva
O paradigma das aprendizagens significativas
Aproximação necessária com a produção teórica das ciências da educação
Avaliação como diálogo entre formas de ensinar e percursos de aprendizagem dos alunos
Diversificar instrumentos de avaliação com intencionalidade e sistematização
Considerações finais: apenas um discurso inovador?
Intencionalidades da avaliação na língua portuguesa
Telma Ferraz Leal
Para início de conversa…
É preciso pensar sobre o objetivo da avaliação
Exemplo 1
Exemplo 2
Exemplo 3
Enfim…
De que avaliação precisamos em arte e educação física?
Suzana Maria Barrios Luis
Aprender significativamente: de que avaliação precisamos?
Ensinar, aprender e avaliar como processo único: a avaliação formativa
O cenário da avaliação no ensino de ciências, história e geografia
Jussara Hoffmann
O cenário educativo versus o cenário avaliativo
Avaliação em ciências, história e geografia
Tarefas avaliativas e análises adequadas ao contexto de cada área
Como avaliar a disponibilidade do aluno a novas aprendizagens e descobertas?
Princípios da avaliação mediadora
Planejamento e avaliação em matemática
Verônica Gitirana
Planejamento e avaliação
Uma proposta de mapeamento do desenvolvimento
A origem dos erros, o planejamento e instrumentos de avaliação
Os diferentes instrumentos utilizados para avaliar o
desenvolvimento do aluno e o planejamento
Considerações finais
O trabalho com projetos e a avaliação na educação básica
Menga Lüdke
Algumas características básicas dos projetos
E a avaliação como fica?
Concluindo
Pedagogia de projetos: entrelaçando
o ensinar, o aprender e o avaliar à
democratização do cotidiano escolar
Maria Teresa Esteban
Comparar e classificar: avaliar?
A diferença no centro do processo pedagógico
Avaliação escolar: diálogo com professores
Claudia de Oliveira Fernandes
Inovações no cenário educacional
O espaço da sala de aula e o professor
Descompasso entre discursos e práticas
O desafio da ética na avaliação
Jussara Margareth de Paula Loch
É preciso levar em conta o outro: situacionalidade e subjetividade
Para além das reformas periféricas dos sistemas de avaliação
BNCC
Temas referentes ao compromisso com a educação integral – construção de processos educativos e avaliativos a partir de instrumentos e práticas que transversalizam o currículo.