Jussara Hoffmann

Contato: jussarahoffmann@editoramediacao.com.br

JUSSARA HOFFMANN estará realizando uma palestra na FAMPERE - Ampére, Paraná, no dia 12 de maio de 2015 na Semana Acadêmica dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia, Matemática, Letras, Artes, que ocorrerá de 11 a 15 de maio de 2015.

Jussara Hoffmann é educadora há 45 anos. Atuou vários anos como professora e coordenadora pedagógica em diferentes níveis de ensino, na rede pública e particular de ensino. Com Mestrado em Avaliação Educacional pela UFRJ, ingressou na Faculdade de Educação da UFRGS, onde desenvolveu por muitos anos suas pesquisas e estudos em Avaliação Mediadora e também em Educação Infantil, temas que fazem parte das inúmeras publicações de sua autoria, algumas delas consideradas "best sellers" em educação. Depois de aposentar-se da Universidade, deu continuidade ao seu trabalho de educadora, atuando como Consultora Educacional em escolas e Universidades do país e do exterior. Fundadora e sócia-proprietária da Editora Mediação, Jussara Hoffmann é responsável pelo Setor Editorial e pela revisão técnica de todos os livros publicados pela Editora, trabalho esse que reúne sua vasta experiência em formação de professores. 

 

ESPECIALISTA DISCUTE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SÃO CAETANO

ESPECIALISTA DISCUTE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SÃO CAETANO

Por Alexandre Costa em 30/04/2015

As diretoras e proaudis das escolas de Educação Infantil de São Caetano do Sul participaram de uma enriquecedora discussão pedagógica com a educadora Jussara Hoffmann, na tarde desta quarta-feira (29/4), no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) Dra. Zilda Arns. Com 45 anos de experiência na área, a autora de livros que são referência nacional conversou sobre o processo de avaliação na Educação Infantil – a rede sulsancaetanense está discutindo a construção de um novo modelo de avaliação para as unidades da cidade.

Jussara Hoffmann agradeceu pela acolhida que recebeu dos colegas de São Caetano. “Vocês são um espelho para todo o Brasil”, destacou. A educadora atuou durante vários anos como professora e coordenadora pedagógica em diferentes níveis de ensino, nas redes pública e particular. Com Mestrado em Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ingressou na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde desenvolveu suas pesquisas e estudos em Avaliação Mediadora e Educação Infantil, temas que fazem parte das inúmeras publicações de sua autoria.

“O que significa avaliar uma criança da Educação Infantil tem sido minha pergunta principal durante os últimos anos”, explicou ao público no Cecape. “Avaliar é prestar atenção. Ao olhar para o outro, eu olho para mim mesmo. O simples fato do educador prestar atenção à criança já é de grande ajuda para o estudante, e isso não vale apenas para a Educação Infantil – vale também nos demais níveis de ensino, até a faculdade, onde os alunos vivem um terrível anonimato.”

“É importante prestar atenção na criança, mas para quê eu presto atenção? Para dizer que ela é curiosa, agitada, sapeca, santinha? Qual é o papel do educador neste sentido? Em que posso ajudar a tornar esta criança melhor, a alcançar suas potencialidades? Esses são os questionamentos que temos de debater”, sugeriu Jussara Hoffmann. “Meu intuito é trazer para a discussão metodologias educacionais de vanguarda.”

Capacitação – A diretora de Educação de São Caetano, Janice Paulino César, elogiou o empenho dos profissionais do Cecape em oferecer atividades significativas para os educadores de rede e comemorou a presença da convidada na discussão do processo de avaliação das escolas infantis da cidade. “A Jussara Hoffmann nos alegra muito ao compartilhar conosco o seu saber. As professoras, diretoras e proaudis estão aqui para aprender e ensinar.”

“A educadora Jussara Hoffmann vai contribuir com o nosso olhar em relação à Avaliação na Educação Infantil, nos desafiando a refletir mais profundamente sobre o tema”, afirmou Paulo Sérgio Garcia, responsável pela Coordenação Pedagógica do Cecape, que também elogiou o apoio da Secretaria Municipal de Educação às atividades de capacitação.

Os educadores que participaram da tarde de discussão com a especialista festejaram a oportunidade. “As obras da Jussara Hoffmann estão sempre em pauta em nossas discussões sobre avaliação na Educação Infantil. Nós buscamos dar esta atenção às crianças, para ajudar no progresso e evolução de cada aluno. Agradecemos à professora Jussara por seu trabalho e por esta visita tão especial”, concluiu Fátima Regina Patoleia, diretora da EMI Candinha Massei Fedato.

 

carregando...