Avaliação

40% DESCONTÃO
Alta resolução +
De R$ 45,00 por R$ 27,00

Retratos da avaliação

conflitos, desvirtuamentos e caminhos para a superação

Lucinete Ferreira
ISBN: 978-85-87063-69-4
ed. 128 p.
Trazendo um breve e interessante retrospecto da evolução teórica em avaliação nas últimas décadas, este livro é indicado para estudantes e professores em formação. Partindo da teoria, a autora apresenta sua pesquisa que resulta em retratos vivos da prática avaliativa na maioria das escolas do país. Lucinete analisa, principalmente, o uso exacerbado das provas e notas nas escolas e os conflitos e sofrimentos de alunos, pais e professores daí decorrentes. Ilustra com desenhos de alunos e depoimentos dos envolvidos. Trata-se de um estudo importante em termos das resistências às mudanças em avaliação.
  • Sumário
    Introdução

    Pressupostos básicos da avaliação da aprendizagem
    Referenciais teóricos que enfatizam
    os aspectos qualitativo e humanista
    A abordagem construtivista de Piaget
    A abordagem humanista de Rogers
    Teóricos norte-americanos e brasileiros
    que influenciaram as práticas
    A forte influência comportamentalista
    de Tyler e de Blomm
    A contestação à concepção tecnicista:
    avaliação diagnóstica e mediadora
    Conceitos da avaliação em transformação
    Funções da avaliação
    Redimensionando a “função” da avaliação
    Por uma concepção democrática

    O contexto da prática avaliativa no cotidiano escolar
    Reflexões sobre avaliação escolar
    A escola e a avaliação: uma posição reducionista?
    Apenas o aluno é avaliado...
    A postura do professor frente à avaliação
    Necessidade urgente de conscientização
    e comprometimento do professor
    O estado do aluno frente à avaliação
    Um processo avaliativo desvirtuado: tensão e punição
    Pressões dentro e fora da escola

    A investigação do cotidiano escolar
    Referenciais teóricos
    O IAENE
    A população e a amostra
    A abordagem qualitativa
    As observações
    As entrevistas
    Os questionários
    A análise de documentos

    Retratos da avaliação no contexto escolar
    Concepções de avaliação e implicações emocionais
    Estado emocional dos alunos em “dias de provas”
    Avaliação versus aprendizagem
    A qualidade dos instrumentos de avaliação
    Conflitos decorrentes da avaliação
    Como os alunos gostariam de ser avaliados?
    A evidente necessidade de mudança
    Retratos da avaliação enquanto
    procedimento desvirtuado
    O significado desvirtuado da nota
    Motivos para notas baixas
    Concepções do ato de “colar”
    Considerações finais

    Caminhos para a superação
  • Trecho

Sugestões de outros títulos:

carregando...