Inclusão e Educação Especial

20%
Alta resolução +
De R$ 48,00 por R$ 38,40

Removendo barreiras para a aprendizagem

educação inclusiva

Rosita Edler Carvalho
ISBN: 978-85-7706-126-6
11ª ed. 128 p.
Esta publicação é uma obra clássica na literatura sobre inclusão, uma das primeiras obras escrita por uma incansável defensora da igualdade de direitos e de oportunidades de aprendizagem para todos os alunos, Rosita Edler Carvalho, detentora de Medalha de Honra ao Mérito Educativo, outorgada pela Presidência da República. Ela inicia este livro abordando aspectos históricos da educação especial, políticas públicas de inclusão e os princípios da Declaração de Salamanca que deram origem ao movimento universal da Escola para Todos. Apresenta, a seguir, consistentes argumentos e orientações sobre a necessidade de mudanças nas instituições educacionais, na prática pedagógica e na formação de professores para se alcançar uma educação inclusiva. A sua abordagem sobre inclusão é no sentido amplo do termo, isto é, da necessária remoção de barreiras de aprendizagem existentes, fatores responsáveis pelos altos índices de reprovação e exclusão de estudantes, principalmente de escolas públicas. Destaca-se o belo prefácio de Jussara Hoffmann: Inclusão: sonhar um sonho possível, que bem revela o espírito da obra.
 
  • Sumário
    Prefácio
    Mônica Pereira dos Santos
     
    Educação especial: perspectivas para o próximo milênio
    Introduzindo o tema
    Uniformizando conceitos
    Analisando as perspectivas entendidas
    como expectativas, esperanças e probabilidades
     
    Das necessidades educacionais especiais à remoção
    de barreiras para a aprendizagem

    As necessidades educacionais especiais no Relatório Warnock
    As necessidades especiais na Declaração de Salamanca
    Das necessidades educacionais especiais
    à remoção de barreiras para a aprendizagem
     
    Removendo barreiras para a aprendizagem
    Considerações gerais
    Removendo barreiras na prática pedagógica em sala de aula
     
    Barreiras na organização do atendimento educacional
    escolar de alunos com  distúrbios de aprendizagem

    Conceituando os distúrbios de aprendizagem
    Os distúrbios de aprendizagem e a culpabilização do aluno
    Os distúrbios de aprendizagem e a educação especial
    Removendo barreiras para a aprendizagem na
    organização do atendimento educacional escolar
     
    Inclusão escolar de alunos portadores de deficiência: desafios
    Introdução
    Refletindo sobre a exclusão
    Os desafios à inclusão escolar das pessoas com deficiência
    Os desafios nas políticas educacionais
    A base ideológica
    A quantidade e a qualidade da oferta educativa
    O sentido e o significado da proposta inclusiva/integradora
    A valorização do magistério
    A terminologia adotada para o aluno da educação especial
    A administração dos sistemas educativos
    A organização do atendimento educacional escolar
    Desafios em relação às recomendações de organismos internacionais
    Desafios em relação à opinião dos deficientes e de suas famílias
     
    Avaliação psicopedagógica na proposta inclusiva
     
    Educação, educação especial e formação de professores
    O “saber”
    O “saber fazer”
  • Trecho

Sugestões de outros títulos:

carregando...