Inclusão e Educação Especial

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Removendo barreiras para a aprendizagem

educação inclusiva

Rosita Edler Carvalho
ISBN: 978-85-87063-39-7
10ª ed. 176 p.
Esta publicação representa uma obra clássica na literatura sobre inclusão. A abordagem da autora vai muito além da inclusão de alunos com necessidades especiais e sua escolarização, estendendo-se à remoção de barreiras para a aprendizagem de todas as crianças e jovens em qualquer segmento do ensino. Educadora experiente em relação a políticas educacionais, pesquisadora exigente e professora universitária, ela apresenta valiosas sugestões para se remover barreiras para a aprendizagem no sentido pedagógico e da reorganização escolar.
  • Sumário
    Prefácio

    Educação Especial:
    perspectivas para o próximo milênio

    Introduzindo o tema
    Uniformizando conceitos
    Analisando as perspectivas entendidas como expectativas,
    esperanças e probabilidades

    Das necessidades educacionais especiais
    à remoção de barreiras para a aprendizagem

    As necessidades educacionais
    especiais no Relatório Warnock
    As necessidades especiais na Declaração de Salamanca
    Das necessidades educacionais especiais à remoção
    de barreiras para a aprendizagem

    Removendo barreiras para a aprendizagem
    Considerações gerais
    Removendo barreiras na prática
    pedagógica em sala de aula

    Barreiras na organização do atendimento
    educacional escolar de aluno com distúrbios
    de aprendizagem

    Conceituando os distúrbios de aprendizagem
    Os distúrbios de aprendizagem e a culpabilização do aluno
    Os distúrbios de aprendizagem e a educação especial
    Removendo barreiras para a aprendizagem
    na organização do atendimento educacional escolar

    Inclusão escolar de alunos portadores
    de deficiência: desafios

    Introdução
    Refletindo sobre a exclusão
    Os desafios à inclusão escolar das pessoas com deficiência
    Os desafios nas políticas educacionais
    Desafios em relação às recomendações
    de organismos internacionais
    Desafios em relação à opinião dos próprios
    deficientes e de suas famílias

    Gerenciando a transição em sistemas educativos inclusivos
    O fluxo do sistema educacional brasileiro
    Contexto social, político e escolar do
    desenvolvimento do processo educacional brasileiro
    Situações de exclusão
    Algumas ações em curso no Brasil
    Conclusão

    Avaliação psicopedagógica na proposta inclusiva

    Educação, educação especial e formação de professores

    O “saber”
    O “saber fazer”
  • Trecho

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