Fundamentos Pedagógicos

Fundamentos Pedagógicos
Alta resolução +
De R$ 45,00 por R$ 36,00

Professores do ensino superior

práticas e desafios

Miriam Barreto de Almeida Passos
ISBN: 978-85-7706-041-2
ed. 112 p.
A autora retrata a realidade de professores que atuam em instituições de Ensino Superior da Bahia, apresentando dados e uma análise crítica acerca da formação de professores, valorização e condições de trabalho. Trata-se de um livro que fala também das expectativas dos docentes, seus receios, conflitos e da forma pela qual dão sentido às suas vidas no exercício de sua profissão. Leitura recomendada a estudantes e professores universitários em geral, especialistas envolvidos em avaliações institucionais, gestores, políticos e demais profissionais que atuam no Ensino Superior.


 
  • Sumário
    Aportes teóricos sobre educação superior
    A educação e a função docente na sociedade hodierna
    Singularidades na educação
    Marcas no ensino superior
    A função docente na sociedade hodierna
    A epistemologia da prática no ensino superior
    Procedimentos didáticos para o ensino superior

    Investigando o cotidiano universitário
    A população e a amostra
    O cotidiano universitário
    A coleta e a análise de dados

    Formação e docência no ensino superior:
    práticas e desafios


    O necessário redirecionamento do processo

    Considerações finais: competência, sensibilidade, ética e pesquisa

    Referências

    Anexo

     
  • Trecho
    Procedimentos didáticos para o ensino superior
    Trecho retirado do Cap. 3, págs. 42-43
    A complexidade em compor os quadros docentes do ensino superior, segundo Behrens (1998), se agrava quando se observa que grande parte desse contingente de intelectuais, envolvidos no magistério, não possui formação pedagógica.
    Os procedimentos didáticos para o ensino superior não são pensados por muitos profissionais, pois “o magistério nas universidades tem sido exercido por profissionais das mais variadas áreas do conhecimento” (p.61). Nesse sentido, o profissional do ensino superior não tem uma didática, não possui modos de realizar a educação voltados para o ensino.
    Para Pimenta e Anastasiou (2002), sendo o ensino uma ação historicamente situada, a didática vai sendo construída como teoria do ensino. Não para criar regras e métodos válidos para qualquer tempo e lugar, mas para ampliar nossa compreensão das demandas que a atividade de ensino produz, com base nos saberes acumulados sobre essa questão. Segundo Pimenta, a didática tem como finalidade a arte de ensinar os pontos de vista: político-ideológicos (da relação entre conhecimento e poder, conhecimento e formação das sociedades); éticos (da relação entre conhecimento e formação humana, direitos, igualdade, felicidade, cidadania); psicopedagógicos (da relação entre conhecimentos e desenvolvimento das capacidades de pensar e sentir, dos hábitos, atitudes e valores) e os propriamente didáticos (organização dos sistemas de ensino, de formação, das escolas, da seleção de conteúdos de ensino, de currículos e organização dos percursos formativos, das aulas, dos modos de ensinar, da avaliação, da construção de conhecimentos).
    Pimenta e Anastasiou (2002) destacam ainda que a didática possibilita que professores de áreas específicas "“pedagogizem"” as ciências, as artes, a filosofia, convertendo-as em matéria de ensino, instituindo os parâmetros pedagógicos (da teoria da educação) e didáticos (da teoria do ensino) na docência das disciplinas e os articulando aos elementos lógico-científicos dos conhecimentos próprios de cada área. Nesse sentido, segundo as autoras, será possível configurar e compreender o campo das didáticas específicas.
    No dizer das autoras, os saberes didáticos são importantes para o ensino das diversas áreas de conhecimento, pois esses tratam da articulação da teoria da educação e da teoria de ensino para ensinar nas situações contextualizadas, dialogando com outros saberes. E alega que são as ações da prática que darão a forma dos saberes. Portanto, recomenda-se conhecer essa prática.

Sugestões de outros títulos:

carregando...