Avaliação

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Práticas avaliativas e aprendizagens significativas

em diferentes áreas do currículo

Janssen Felipe da Silva et al. (Orgs.)
ISBN: 978-85-87063-76-2
11ª ed. 128 p.
Os autores que compõem esse livro, por sua experiência e contribuição à educação, já garantem a relevância do tema. Especialistas de várias áreas do currículo reúnem-se para apontar princípios essenciais da prática avaliativa formativa e mediadora. Discutem, dentre outros temas, as concepções que regem o fazer avaliativo nas diferentes áreas do currículo, apontando para a especificidade da avaliação nessas áreas, o desafio da ética na avaliação e pedagogia de projetos versus avaliação. Indicado para gestores, coordenadores pedagógicos, professores do ensino fundamental e médio.
  • Sumário
    Apresentação

    Introdução

    Avaliação do ensino e da aprendizagem
    numa perspectiva formativa reguladora
    Janssen Felipe da Silva

    O paradigma das aprendizagens significativas
    Aproximação necessária com a produção teórica
    das ciências da educação
    Avaliação como diálogo entre formas de ensinar
    e percursos de aprendizagem dos alunos
    Diversificar instrumentos de avaliação com
    intencionalidade e sistematização
    Considerações finais: apenas um discurso inovador?

    Intencionalidades da avaliação na língua portuguesa
    Telma Ferraz Leal

    Para início de conversa...
    A escola tem um compromisso real com a vida diária
    É preciso, portanto, pensar sobre o objetivo da avaliação!
    Exemplo 1
    Exemplo 2
    Exemplo 3
    Enfim...

    De que avaliação precisamos em arte e educação física?
    Suzana Maria Barrios Luis

    Aprender significativamente:
    de que avaliação precisamos?
    Ensinar, aprender e avaliar como
    processo único: a avaliação formativa

    O cenário da avaliação no ensino de ciências, história e geografia
    Jussara Hoffmann

    O cenário educativo versus o cenário avaliativo
    Avaliação em ciências, história e geografia
    Tarefas avaliativas e análises adequadas
    ao contexto de cada área
    Como avaliar a disponibilidade do aluno
    a novas aprendizagens e descobertas?
    Princípios universais da avaliação mediadora

    Planejamento e avaliação em matemática
    Verônica Gitirana

    Planejamento e avaliação
    Uma proposta de mapeamento do desenvolvimento
    A origem dos erros, o planejamento e instrumentos
    de avaliação
    Os diferentes instrumentos utilizados para avaliar o
    desenvolvimento do aluno e o planejamento
    Considerações finais

    O trabalho com projetos e a avaliação na educação básica
    Menga Lüdke

    Algumas características básicas dos projetos
    E a avaliação como fica?
    Concluindo

    Pedagogia de projetos: entrelaçando
    o ensinar, o aprender e o avaliar à
    democratização do cotidiano escolar
    Maria Teresa Esteban

    Comparar e classificar: avaliar?
    A diferença no centro do processo pedagógico

    Avaliação escolar: diálogo com professores
    Claudia de Oliveira Fernandes

    Inovações no cenário educacional
    O espaço da sala de aula e o professor
    Descompasso entre discursos e práticas

    O desafio da ética na avaliação
    Jussara Margareth de Paula Loch

    É preciso levar em conta o outro:
    situacionalidade e subjetividade
    Para além das reformas periféricas
    dos sistemas de avaliação
  • Trecho
    Apresentação
     
    Podemos apresentar este livro aos leitores como uma possibilidade de se dar um "salto para o futuro em avaliação". 
    Em primeiro lugar, porque, de fato, originou-se do Programa Salto para o Futuro da Secretaria de Educação à Distância do Ministério da Educação do Governo Federal. Uma série de cinco programas acerca da temática: "Avaliação e aprendizagens significativas" foi exibida pela TV Escola (Programa Salto para o Futuro), coordenados pelo Prof. Janssen Felipe da Silva, um dos organizadores deste livro. 
    Cada programa reuniu um grupo de estudiosos que debateram várias temáticas referentes à avaliação da aprendizagem e sua contextualização em diferentes áreas do currículo, discutindo cenas gravadas em escolas, analisando comentários e respondendo a perguntas de professores ao vivo. Alguns estudiosos desse grupo foram igualmente convidados a escrever sobre os temas em debate, e esses textos ficaram à disposição dos telespectadores como subsídio teórico, sendo muito bem recebidos pelos educadores que tiveram acesso a eles, daí a iniciativa de publicá-los. 
    Transformar tais textos em um livro teve por objetivo tornar sua leitura acessível aos educadores do país, ampliando-se, dessa maneira, a discussão bastante significativa que o programa suscitou. Apresenta-se, assim, a temática debatida, aprofundando-a por meio da complementação dos textos e enriquecendo-a pela contribuição de outros professores que participaram da discussão.
    A multidimensionalidade dos textos aqui reunidos nos permite dizer que tal iniciativa pretende significar, da mesma forma, um "salto para o futuro em avaliação" pelo seu caráter inédito e inovador. Por meio dessa leitura, convidamos os educadores desse país a situar e contextualizar a discussão da avaliação em termos de áreas específicas de conhecimento e da pedagogia de projetos, fundamentadas tais reflexões no caráter formativo, democratizador e ético do processo avaliativo, defendido pelo conjunto de autores.
    Assim, este livro, escrito a diversas mãos e reunindo muitos olhares, intenciona contribuir para que professores e professoras reflitam sobre suas práticas docentes no movimento de desconstrução e reconstrução do trabalho pedagógico. Essa dinâmica reflexiva e prática tem como premissa ético-pedagógica o compromisso com as aprendizagens significativas dos educandos na perspectiva da formação de sujeitos cidadãos. Consequentemente, compromisso também com um processo avaliativo democrático, dialógico, investigativo e mediador.
    Esperamos, da mesma forma, que esse seja o prenúncio de muitos outros textos sobre o tema, de maneira que suscite uma teia de olhares multidisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares sobre o processo avaliativo, pois acreditamos seriamente que não existe um único jeito de pensar ou de agir em avaliação, processo que atravessa as muitas fronteiras demarcadas. A avaliação em educação, como princípio ético, deve respeitar, sobretudo, as diversidades dos contextos educacionais, os diferentes jeitos de ser e de aprender de educandos e educadores...
    Os organizadores

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