Educação Infantil

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O espaço pedagógico

na pré-escola

Maria Bernadette C. Rodrigues e Maria Celina B. Amodeo
ISBN: 978-85-87063-06-9
ed. 64 p.
O caderno traz uma orientação sobre a evolução do currículo na Educação Infantil, levando-se em conta o desenvolvimento de crianças de zero a seis anos que pode servir como orientação a projetos pedagógicos pelas instituições. A seguir, traz orientações teórico-práticas sobre representações infantis, alfabetização e literatura infantil. Cada tema aparece ilustrado com projetos pedagógicos desenvolvidos por professoras que contextualizam tais pressupostos teóricos por meio das reações das crianças aos projetos desenvolvidos.
  • Sumário
    Linhas norteadoras em educação infantil
    Maria Celina Bastos Amodeo
    Maria Bernadette Castro Rodrigues


    PARTE 1: SOBRE AS REPRESENTAÇÕES
    As representações da criança
    Leni Vieira Dornelles
    As tartarugas
    Viviane Severo Vaz
    A toca do coelho
    Alessandra da Rocha Toffani
    Um elefante incomoda muita gente
    Mônica Bittelbrunn Severo

    PARTE 2: SOBRE A ALFABETIZAÇÃO
    A alfabetização e o papel do lúdico
    Ivany Souza Ávila
    Os dinossauros I
    Marjorie Paranhos da Rosa
    Os dinossauros II
    Adriana C. S. Marrone
    O álbum da vida
    Marjorie Paranhos da Rosa

    PARTE 3: SOBRE A LITERATURA INFANTIL
    Mania de ler... mania de aprender
    Maria Isabel H. Dalla Zen
    O sanduíche de Maricota I
    Simone Pereira
    O sanduíche de Maricota II
    Janice Cristina Sampaio Machado
    Projeto sol
    Marta Quintanilha Gomes

    Referências
  • Trecho
    Este caderno é constituído de reflexões teóricas desenvolvidas por Professoras da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, contextualizadas e ilustradas com interessantes experiências pedagógicas desenvolvidas por professoras iniciantes em escolas públicas e particulares. As autoras buscam contribuir para a discussão sobre a ação pedagógica na pré-escola em termos de linhas norteadoras do trabalho e temas referentes às representações infantis, alfabetização e literatura infantil, sempre considerando as diferentes idades das crianças, seus interesses e necessidades em relação às atividades propostas. No primeiro capítulo, apresentam-se linhas norteadoras para a educação infantil, respeitando-se a evolução das crianças, e que podem ser percebidas nas situações de aprendizagem relatadas referentes aos temas desenvolvidos. A intenção das autoras é de relatar trabalhos significativos desenvolvidos por professoras no dia a dia das instituições, na intenção de convidar todos os educadores a pensar a própria prática, inovando e criando novas e significativas situações de aprendizagem na pré-escola em consonância com os princípios delineados.
    As organizadoras

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