Uma tagarelice sem fim, risadinhas e choros, brinquedos espalhados, mamadeiras, colchonetes, livros, tintas e pincéis... Esse é o colorido cenário da Educação Infantil que traz muitas surpresas para todos que nele convivem: educadores, crianças e familiares.
O desenvolvimento das crianças de zero a seis anos se dá de forma aceleradíssima, mais do que em qualquer outra faixa etária. Um dia nunca é igual ao outro em relação às suas possibilidades. Somam-se a isso as suas incríveis diferenças em termos de jeitos de ser e de conviver, em termos dos comportamentos sociais que são aprendidos por elas dentro e fora da escola e que resultam em reações próprias de cada uma.
Nesse ambiente, pleno de novidades e encantamentos, encontram-se os educadores que têm o sério compromisso de acompanhar, cuidar, ensinar os bebês e as crianças, contando com seu bom senso, suas experiências pessoais e profissionais e a sua formação pedagógica, por vezes insuficiente para dar conta desse compromisso.
Muitas dúvidas, por certo, os assolam no dia a dia. Algumas crianças recebem mais atenção do que outras, nem todas as suas propostas pedagógicas dão certo, alguns dias são mais difíceis e trabalhosos...
É justamente a esses incríveis educadores de todos os dias que esta publicação se dirige.
Professores e pesquisadores abordam temáticas importantes de suas respectivas áreas de conhecimento com o intuito de, juntos, contribuírem com esses profissionais no sentido de uma ação educativa coerente com as especificidades do desenvolvimento infantil.
No capítulo 1, Gabriel de Andrade Junqueira Filho, Gládis Elise Pereira da Silva Kaercher e Susana Rangel Vieira da Cunha chamam atenção sobre vários aspectos da vida das crianças de modo a tornar a convivência entre essas e os adultos proveitosa e prazerosa, destacando algumas características das diferentes faixas etárias. Nesse sentido, discorrem sobre a construção da motricidade, da oralidade, das brincadeiras e das linguagens expressivas em cada etapa, comentando e sugerindo formas de agir e de não agir dos educadores junto aos bebês e às crianças.
No capítulo 2, Andrea Rapoport, a partir de estudos e pesquisas realizadas em instituições, aborda uma temática bastante rara em Educação Infantil: a adaptação de bebês e de crianças pequenas nas escolas infantis, analisando uma série de fatores que influenciam na sua melhor adaptação, dentre eles o papel dos educadores, dos familiares e os aspectos organizacionais das instituições. Apresenta, também, indicadores de adaptação das crianças que podem servir como referencial teórico-prático aos gestores e professores.
Maura Maria Sá de Mello, nutricionista, é autora do capítulo 3.
Seus temas são a nutrição e os hábitos alimentares saudáveis na primeira infância, cuja abordagem resulta de estudos e pesquisas, além de sua própria experiência em uma instituição pública como coordenadora do setor de nutrição e alimentação. Maura desenvolve passo a passo as exigências nutricionais das crianças, desde o quarto mês de vida, indicando um rol de procedimentos de preparação dos alimentos, de higiene e de cuidados nutricionais na primeira infância. Uma preciosa orientação a escolas infantis, educadores e pais preocupados com a saúde das crianças.
O último capítulo é de Patrícia Brum Machado, que encerra o livro com um tema sempre debatido entre escola e família: o comportamento infantil e o estabelecimento de limites por pais e educadores de forma a contribuir para o pleno desenvolvimento moral e intelectual das crianças. O tempo da criança, seus medos, temperamentos, disciplina e castigos são alguns temas analisados pela autora, com sabedoria e sensibilidade, e que concorrem para fazer desta publicação uma leitura indispensável em Educação Infantil.
Destaca-se, sobretudo, o diálogo estabelecido pelos autores com o leitor. Em meio aos fundamentos teóricos apresentados com seriedade e profundidade, eles sugerem atividades e práticas pedagógicas, chamam atenção para o que se pode, para o que se deve ou não se deve fazer em respeito às diferentes etapas do desenvolvimento infantil, revelando sua sensibilidade e compreensão acerca da delicada tarefa de educar crianças de zero a seis anos.