Literatura Infantojuvenil

Leia o Manual
Alta resolução +
R$ 0,00

Manual do Professor

Vi um bicho genial lá no fundo do quintal

Jussara Hoffmann
ISBN: 978-85-7706-063-4
ed. 52 p.
MANUAL DO PROFESSOR
EDITORA RESPONSÁVEL: JUSSARA HOFFMANN
Categoria 4 (1º ao 3º anos do Ensino Fundamental) 
Gênero: Livro de imagens
Temas:
O mundo natural e social
Família, amigos e escola
Diversão e aventura
  • Sumário
    Apresentação: 
    A importância da literatura infantil nos anos iniciais
    Jussara Hoffmann


    Contextualizando a autora, a ilustradora e a obra

    Motivando os alunos para a leitura e a escrita

    A categoria, o gênero literário e os temas da obra

    Subsídios e orientações para a abordagem da obra literária com os alunos

    Orientações e sugestões de atividades de pré-leitura, leitura e pós-leitura

    Material de apoio com vistas a uma abordagem interdisciplinar

    Referências e leituras sugeridas

    Links
  • Trecho
    Motivando os alunos para a leitura e a escrita

    O livro contém uma história dentro de outra. Inicia-se em sala de aula, com Luisa como protagonista, um ambiente colorido com crianças em grupos, desenhando figuras de animais, a professora e a proposição de uma tarefa aos alunos: “a aula é sobre animais, seus hábitos naturais. Tigre, elefante, leão ou bichos de estimação.” A tarefa é cada aluno inventar uma história sobre o bicho que quiser, e Luisa surpreende os colegas ao apresentar o desenho de  um monte de lixo (nele vê-se a minhoca a um canto).
    Alguns colegas riem e outros sentem nojo, duvidando que ela consiga fazer uma história sobre um bicho tão sem graça. Luisa, então, dá algumas dicas e cria uma adivinha para os colegas. 
    Na cena seguinte, vê-se Luisa com uma lupa, no quintal de casa, observando uma minhoca e com um caderno e caneta para anotações (observações sobre a minhoca?).
    A “história dentro da história” é sobre a minhoca, que se chama Anne Lidia numa toca, embaixo da terra, enquanto diferentes animais aparecem na superfície de uma área com bastante vegetação. 
    Então a história continua em torno das aventuras da minhoca (que passa a ser a protagonista) “viajando” por diferentes locais: quintal, mato, morro, céu e mar, entre outros, terminando num canteiro de compostagem orgânica, sempre fugindo e se escondendo para não servir de alimento aos outros animais. 
    Nas páginas 28-29, o leitor é novamente levado à sala de aula, quando Luisa apresenta a sua história aos alunos e à professora, revelando o que aprendeu. Os colegas parecem surpresos. A Luisa diz que leu e estudou muito, descobrindo “que a minhoca é inteligente porque limpa o ambiente, que é um pouco devagar, mas trabalha sem parar...” A conclusão de Luisa é o foco central da história: a minhoca é um ser importante para o ambiente, assim como todos os seres da natureza.
    A história contêm, além disso, vários elementos que levantam a curiosidade das crianças sobre animais de todas as espécies, como formigas (que estão por todo livro), borboletas, joaninhas, peixes, pássaros, tamanduá, cachorro, etc., sempre com ilustrações coloridas e criativas, por meio de desenhos, colagens digitais, com o uso de materiais naturais e outros recursos de modo a representar o habitat natural da minhoca. Uma ilustração rica de Petra Elster que complementa e acrescenta outros elementos ao texto, travando um diálogo visual com as crianças. 
    Sendo a obra um todo único (história e ilustrações), abre uma pluralidade de leituras e de construções, a partir de uma abordagem subjetiva e objetiva, indo do fictício ao real e do real ao fictício, um meio de a criança sair do seu próprio mundo e projetar-se em mundos até então não existentes. Como é o comportamento da minhoca? Alguém já viu uma minhoca? Qual o seu papel no meio ambiente? 
    Ao acompanhar as aventuras de Anne Lidia, o pequeno leitor  irá mergulhar no mundo da ficção ao mesmo tempo em que terá sua curiosidade aguçada sobre o comportamento desses e de outros animais, da mesma espécie da minhoca e/ou de outras espécies, criando suas próprias aventuras.  
  • Leia algumas páginas
carregando...