Alfabetização e Letramento

Promoção de Natal
Alta resolução +
De R$ 48,00 por R$ 33,00

Leitura na escola

espaço para gostar de ler

Jurema Nogueira Mendes Rangel
ISBN: 978-85-7706-006-1
ed. 176 p.
Como levar os professores a descobrir o potencial mágico da leitura na escola? Para a autora, formar um aluno leitor é torná-lo curioso sobre o mundo em que vive, favorecer seu diálogo com pessoas de outros continentes e de outras culturas. Bons leitores transformam-se em pesquisadores, escritores e inventores. Será essa a concepção de leitura vigente no Ensino Fundamental? A autora apresenta projetos e práticas desenvolvidos nas escolas e questões pedagógicas atreladas a questões do erro e da avaliação em atividades de leitura, que permitirão ao próprio leitor responder à segunda questão.
  • Sumário
    Prefácio

    Introdução

    A leitura na escola
    A leitura e a construção do sentido: uma abordagem interacionista
    Um texto sempre diferente de leitor para leitor
    Estratégias de leitura
    Os efeitos da obra no leitor
    A mediação leitor/texto
    A leitura crítica e transformadora:
    uma abordagem política-emancipatória
    Ler é reescrever-se como sujeito
    Leitura como prática social
    A importância da leitura individual, silenciosa e curiosa
    A leitura e a produção de sentidos: a abordagem discursiva
    Leitura como interação social e interlocução
    Um espaço de intersubjetividade
    Como a escola colabora para a formação
    da história de leitura do aluno?
    A leitura como decodificação: a abordagem estruturalista
    A inculcação de modelos de leitura e escrita
    O que significa "“interpretar"” o texto na escola?
    Espaços de representação: em cada
    abordagem diferentes visões de mundo

    Tempos e espaços de leitura nas escolas
    Espaços e tempos da escola particular
    Como a escola trabalha a leitura?
    Como se configuram o espaço
    e o tempo na escola pública?
    Será este o ambiente agradável
    para ler e ouvir histórias? Estudar?
    As professoras: a leitura do silêncio
    As professoras e suas histórias de leitura

    O aluno leitor: o que lê e como lê?
    Escola: espaço para gostar de ler?
    Os livros de literatura
    As outras leituras que circulam na escola
    A leitura dos livros didáticos
    O erro em atividades de leitura:
    as representações dos professores
    Não existem erros de leitura?
    Do "“ler de novo"” à investigação
    do pensamento do aluno
    Afinal, qual é a resposta certa?
    A verdadeira compreensão envolve diálogo

    A leitura como passaporte para a vida
  • Trecho
    A leitura da escola mantém em silêncio a leitura de mundo e a riqueza de experiências de crianças e jovens, inscrevendo-os na mesmice dos textos escolares apresentados nos livros didáticos. A leitura que ocorre fora da escola não consegue, muitas vezes, penetrar neste espaço. Entretanto, este nosso povo é cada vez mais um povo que não lê. É preciso que a escola se transforme urgentemente num espaço de leitura prazerosa: de leitura na escola. Para isto, suas ações devem objetivar o gosto pela leitura, desenvolvendo a compreensão do aluno frente a diferentes gêneros literários e sendo o professor o mediador entre o leitor e o texto. Somente quando se ultrapassar na escola as práticas e tarefas de leitura rotineiras e livrescas, de respostas prontas, de caráter didático, é que se estará abrindo espaço à formação de leitores para além do tempo da escola e contribuindo para um efetivo avanço sociocultural.

    Jurema Rangel

Sugestões de outros títulos:

carregando...