Inclusão e Educação Especial

Inclusão
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Inclusão e escolarização

múltiplas perspectivas

Claudio Roberto Baptista (Org.)
ISBN: 978-85-7706-011-5
ed. 192 p.
Esta obra é um marco representativo no que se refere aos estudos sobre o tema. Reunindo vários estudiosos brasileiros, busca dar ênfase às análises mais atuais sobre a questão, associando-as às mudanças que têm sido implementadas no ensino regular, tanto no Brasil quanto em outros países, como na Itália e na Alemanha. Também apresenta cenas do cotidiano do atendimento a crianças com necessidades educacionais especiais – ricos fragmentos de análise e de reflexão do leitor sobre os contextos escolares e a produção da diferença nesses espaços.
  • Sumário
    Educar e incluir: introduzindo diálogos
    Claudio Roberto Baptista

    Educação especial e o medo do outro: attento ai segnalati!
    Claudio Roberto Baptista

    Dispositivos de inclusão: invenção ou espanto?
    Marisa Faermann Eizirik

    Educação e inclusão: nós (im)possíveis
    Simone Moschen Rickes

    Momentos históricos da escolarização
    Jorge Alberto Rosa Ribeiro

    Da integração escolar à educação inclusiva: implicações pedagógicas
    Hugo Otto Beyer

    A inclusão e seus sentidos: entre edifícios e tendas
    Claudio Roberto Baptista

    Inclusão escolar, formação continuada e pesquisa-ação colaborativa
    Denise Meyrelles de Jesus

    Docência(s) no contexto da educação inclusiva: uma perspectiva sistêmica
    Simone Girardi Andrade

    Integração/inclusão: desafios e contradições
    Mônica de Carvalho Magalhães Kassar

    Educação inclusiva: de quem e de quais práticas estamos falando?
    Adriana Marcondes Machado

    A deficiência mental como produção social: de Itard à abordagem histórico-cultural
    Maria Sylvia Cardoso Carneiro

    A educação de sujeitos com transtornos globais
    do desenvolvimento: traços e circunstâncias

    Carla Karnoppi Vasques
    Claudio Roberto Baptista

    Educação e altas habilidades: incluir... Sim, mas como?
    Nara Joyce Wellausen Vieira
    Claudio Roberto Baptista
  • Trecho
    A escola tem sido identificada como o lugar da infância na sociedade contemporânea. Local de socialização que amplia as relações iniciadas na família. Espaço de aprendizado de códigos lingüísticos específicos que facilitam a comunicação e o acesso ao conhecimento. Universo de desafios associado à dimensão normalizadora, classificatória, hierárquica e marcadamente elitista. Apesar de reconhecermos tudo isso, após o século XX, nas sociedades ocidentais, ir à escola passa a ser considerado como equivalente a ter circulação social, ser reconhecido como parte integrante da polis. Essa concepção é decorrência de um processo histórico que progressivamente amplia o universo dos ?escolarizáveis?, consolidando-se a defesa de que a tarefa da escola seria formar todos os sujeitos. Em nenhum momento histórico precedente essa ampliação assumiu características tão amplas quanto aquelas que emergiram no final do século XX. Além da meta de escolarização de crianças de classes populares, fenômeno típico desse recente momento da história humana, passa a ser defendida a meta de que a escola deve atender a todas as crianças, inclusive aquelas consideradas ?diferentes?, em função de deficiência ou desvantagens várias. Os sujeitos da educação especializada passam a ser anunciados como prováveis escolares nas classes de ensino comum. Este é o ponto de partida do presente livro.

    Claudio Roberto Baptista

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