Avaliação

Avaliação
Alta resolução +
R$ 48,00

Grandes pensadores em educação

o desafio da aprendizagem, da formação moral e da avaliação

Pedro Demo et al.
ISBN: 978-85-87063-49-6
ed. 144 p.
Quatro questões desafiam as escolas em nosso tempo: avaliação, aprendizagem, indisciplina escolar e formação de professores. Neste livro, três grandes educadores trazem valiosas contribuições em termos da escola do século XXI. Pedro Demo assina dois capítulos, destacando-se o que se refere à formação continuada de professores. Yves de La Taille inclui um texto imperdível sobre violência e indisciplina nas escolas. Jussara Hoffmann analisa a dificuldade que as escolas enfrentam para renovar suas práticas e realizar mudanças efetivas em termos de avaliação.
  • Sumário
    Apresentação

    O desafio reconstrutivo político da aprendizagem
    Pedro Demo

    Fundamentos da aprendizagem reconstrutiva
    Cenários do “"Mundo de Sofia"”
    Objeções comuns
    Notas do autor

    A pedagogia do "“coletivo"” e suas panaceias notáveis Pedro Demo
    A questão
    Coletivo como abuso da democracia
    Coletivo como abuso da aprendizagem
    Coletivo como abuso da interdisciplinaridade
    O lugar do coletivo
    Notas do autor

    A questão da indisciplina: ética, virtudes e educação
    Yves de La Taille

    Moral e ética: leis e ideais
    Teorias psicológicas
    Personalidade moral
    A vergonha
    As virtudes
    Moral e virtudes
    Virtudes e educação
    Virtudes e estética
    Notas do autor

    Avaliar para promover: compromisso deste século
    Jussara Hoffmann

    O dilema das mudanças em educação
    Mudanças exigem “trocas de pele”
    O espírito de aprendizagem permanente
    O professor como sujeito das mudanças
    As mudanças darão certo?
    Os descobridores de caminhos
    A enorme resistência às inovações em avaliação
    Um processo interativo
  • Trecho
    Apresentação
     
    Este livro reúne textos de três renomados autores do país, cada um abordando temas instigantes em educação e trazendo valiosas contribuições à escola deste novo milênio. Os temas abordados nesse livro foram debatidos com os professores do Rio Grande do Sul no Ciclo de Palestras Grandes Pensadores em Educação, que ocorreu de junho a outubro de 2001, em Porto Alegre. Pedro Demo encaminha reflexões acerca de uma concepção reconstrutiva política da aprendizagem, desenvolvendo as bases teóricas de uma escola que ultrapasse o "dar aulas", o instrucionismo, e forme aprendizes autônomos e pesquisadores. Discute, também, a pedagogia do coletivo, apontando o risco das decisões grupais que impeçam ao professor ser o verdadeiro protagonista de sua prática. Yves de La Taille traz significativas contribuições à questão da indisciplina na escola, desafiando o leitor a refletir sobre o significado da ética, da moral, das virtudes que embasam as decisões "disciplinares" dos educadores. Diz o autor que trabalhar as "virtudes? pode ajudar crianças e adolescentes a abrirem o leque dos valores que inspiram suas respostas às perguntas "como viver"? e ?quem eu quero ser"? Jussara Hoffmann relata sua experiência com a formação de professores, analisando as dificuldades enfrentadas pelas escolas ao desencadear processos de mudança em educação e, principalmente, em avaliação. Ressalta a importância da participação do professor nesse processo e da formação continuada que lhe desperte, efetivamente, "o espírito de aprendizagem permanente". O seu texto vem em acréscimo a outros tópicos de sua conferência, já desenvolvidos no seu livro "Avaliar para promover: as setas do caminho"(2014). Os textos aqui reunidos constituem um convite à reflexão e ao debate por todos os educadores do país sobre questões essenciais ao desafio da aprendizagem, da formação moral e da avaliação na escola deste século.   

Sugestões de outros títulos:

carregando...