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Ensino de geografia

práticas e textualizações no cotidiano

Antonio Carlos Castrogiovanni (Org.)
ISBN: 978-85-87063-40-3
11ª ed. 144 p.
Considerado um clássico no tema, este livro traz importantes contribuições para um ensino mais envolvente e significativo, que leve em conta o cotidiano de crianças e jovens. Os autores, especialistas de renome na área, trazem discussões teóricas e reflexões sobre algumas práticas vigentes nas escolas, tais como a memorização de dados, as nomenclaturas difíceis, as maçantes reproduções de mapas em aulas de geografia e outros conteúdos, sugerindo, em paralelo, ricas atividades favorecedoras ao entendimento e à construção de conceitos pelos alunos.
  • Sumário
    Apresentação

    Apreensão e compreensão do espaço geográfico - Antonio Carlos Castrogiovanni
    Por que a geografia pode não ser tão interessante?
    A construção da noção de espaço
    A evolução da forma de apreensão do espaço pela criança
    Atividades sobre noção do espaço
    A construção da lateralidade e o mapa corporal
    Atividade sobre lateralidade e o mapa corporal
    A representação espacial
    A cartografia
    Orientação
    Atividades sobre representação espacial
    A compreensão das legendas: leitura da linguagem cartográfica
    Atividades sobre leitura cartográfica
    A noção de escala
    Atividades sobre a noção de escala
    Projeções cartográficas
    Atividades sobre projeções cartográficas
    A organização espacial
    Atividades sobre organização do espaço
    A construção de maquetas
    Passos para fazer uma maqueta
    A maqueta e o mapa
    Palavras finais

    Estudar o lugar para compreender o mundo - Helena Copetti Callai
    As várias possibilidades de estudar o lugar
    O mapa como possibilidade de representar o espaço
    Princípios teórico-metodológicos de uma aula de geografia
    Uma consciência espacial
    O olhar espacial
    A escala de análise
    A natureza na análise geográfica
    A paisagem
    A estrutura e formação do espaço
    A dimensão histórica
    Mais algumas palavras
    A difícil seleção dos conteúdos
    Dos conceitos do cotidiano aos conceitos científicos
    As habilidades: mapas e pré-mapas
    O lugar na geografia
    A análise das paisagens
    Como estudar o lugar
    Observação e descrição
    Comparação e correlação
    Estabelecendo conclusões
    Identidade
    O lugar e o não lugar
    A cultura
    Um laboratório para compreender o mundo
    estudando o município
    Andando pela rua
    Conhecendo a cidade
    Descobrindo o bairro
    Pensar globalmente e agir localmente

    Geografizando o jornal e outros cotidianos: práticas em geografia para além do livro didático - Nestor André Kaercher
    Geografia: uma ciência classificatória
    O compromisso docente
    Geografizando o jornal
    Práticas do cotidiano
    Algumas certezas e outras tantas dúvidas

     
  • Trecho
    Apresentação
    Antonio Carlos Castrogiovann

    Em todos os seminários e encontros de professores de Geografia, dos quais participo, discute-se a necessidade de instrumentalizar os alunos para lidarem com a espacialidade em múltiplas dimensões, analisando-se as contradições e os conflitos sociais do cotidiano, e encaminhando-se para a compreensão da realidade social refletida nos diferentes lugares. O objetivo principal de estudo em Geografia continua sendo o espaço geográfico, entendido como um produto histórico, como um conjunto de objetos e de ações que revela as práticas sociais dos diferentes grupos que vivem num determinado lugar, interagem, sonham, produzem, lutam e o (re)constroem. A Geografia escolar, para dar conta desse objeto de estudo, deve lidar com as representações da vida dos alunos, sendo necessário sobrepor o conhecimento do cotidiano aos conteúdos escolares, sem distanciar-se, em demasia, do formalismo teórico da ciência. Em outras palavras, é fundamental proporcionar situações de aprendizagem que valorizem as referências dos alunos quanto ao espaço vivido. Estas referências emergem das suas experiências e textualizações cotidianas. No saber geográfico devem estar incluídos conceitos como: localização, orientação, representação, paisagem, lugar e território e valorizadas algumas ferramentas, como a cartografia, que instrumentaliza o aluno para ser um leitor e mapeador ativo, consciente da perspectiva subjetiva na escolha do fato cartografado e marcado por juízo de valor.
    Por outro lado, faz-se necessário que os professores criem condições de trabalho que favoreçam as diferentes estratégias cognitivas e ritmos de aprendizagem, para que o aluno aprenda de forma ativa, participativa, evoluindo dos conceitos prévios aos raciocínios mais complexos e assumindo uma postura ética, de comprometimento coletivo. O livro Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano parte deste ideário, tendo como grande desafio delinear propostas pedagógicas que possam auxiliar os professores a organizar atividades de ensino mais envolventes, visando à aprendizagem significativa.
    Reúne, além do meu texto, outros dois capítulos da autoria de colegas que também apresentam significativa experiência docente em Ensino Fundamental e Médio, todos nós atuando, nesse momento, em disciplinas de metodologia e prática de ensino em Geografia em diferentes universidades do Estado. O primeiro capítulo, de minha autoria
    – Apreensão e compreensão do espaço geográfico, parte da construção das noções iniciais que constituem o conceito de espaço geográfico, textualizando e exemplificando a discussão teórica com sugestões que poderão ser desenvolvidas com os alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.  O segundo capítulo
    – Estudar o lugar para compreender o mundo, da Profa. Helena Copetti Callai, enfatiza a dimensão da realidade local como significativa e necessária para a efetiva compreensão do espaço geográfico. Textualiza práticas que asseguram, a partir do estudo local, uma visão mais crítica e particular do mundo.  O terceiro e último capítulo, do Prof. Nestor André Kaercher
    – Geografizando o jornal e outros cotidianos, como o título coloca, apresenta práticas em Geografia para além do livro didático, sugerindo diferentes leituras e práticas que encaminham os alunos a uma postura crítica frente ao cotidiano. O objetivo principal deste livro é contribuir para o permanente repensar dos professores da área. As experiências relatadas poderão servir de referência para a construção de outras que persigam o mesmo ideário, em todos os graus de ensino, sugerindo-se, para tanto, que sofram as adaptações necessárias. O desafio está em não apenas avançar nas discussões teóricas, mas oferecer sugestões para a prática educativa, instigando a criatividade de cada professor.

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