Educação Infantil

Promoção de Natal
Alta resolução +
De R$ 48,00 por R$ 33,00

Educar na creche

uma prática construída com os bebês e para os bebês

Altino José Martins Filho (Org.)
ISBN: 978-85-7706-111-2
ed. 142 p.
?As problematizações e reflexões apresentadas neste livro contribuem para pensarmos no respeito ao tempo de vida dos bebês no ?aqui e agora?, com base naquilo que constitui as humanidades que já se fazem expressar em suas formas de ser, pensar, sentir, fazer e dizer, como também para que os reconheçamos como atores sociais, partícipes da vida cotidiana no seu acontecer na creche.? Essas são palavras de Altino José Martins Filho, ao apresentar esta publicação, salientando a importância dos textos aqui reunidos. A educação dos zero aos três anos é de grande complexidade. As creches públicas continuam escassas e desatendidas pelas políticas educacionais. Poucos ainda são os professores especializados no trabalho com bebês. A intenção de contribuir com o aprimoramento da docência nas creches, numa concepção pedagógica de entrelaçamento do cuidar e do educar, é o eixo norteador de todos os capítulos deste livro. Buscando a consolidação da creche como um espaço educacional de suma importância em nosso tempo e no qual os bebês possam viver intensamente a infância, os autores trazem fundamentos teóricos e relatos de experiências, com descrições ricas e detalhadas, de práticas educativas que levem em conta o respeito ao tempo de vida dos bebês, protagonistas, desde que nascem, de seu próprio desenvolvimento, aprendizagem e socialização.
 
  • Sumário
    Prefácio
    Altino José Martins Filho (Org.)
     
    A construção da docência com bebês e
    crianças bem pequenas em creches

    Altino José Martins Filho
    Ana Cristina Coll Delgado

    Como aceder à força do desejo dos bebês e crianças
    bem pequenas na construção da docência?
    Ambiguidades e tensionamentos na participação dos
    bebês e das crianças bem pequenas.
     
    Os bebês, as professoras e um modo de viver a vida na creche
    Altino José Martins Filho          
    Ana Cláudia Ferreira Martins

    Algumas dimensões de um modo de viver a vida na creche com os bebês
    A dimensão do cuidado e educação
    Sentimentos de ser mãe, mulher e professora
    O choro como uma tensão
    Palavras finais
     
    Adaptação ou inserção?     
    O momento de entrada dos bebês nas creches
    Lucilaine Reis
    A inserção crítica como processo de constituição dialógica
    Como os bebês vivenciam seu processo de entrada na creche?
    Vivências plurais a serem observadas e registradas
    Considerações finais
     
    A constituição da linguagem dos bebês e entre os bebês
    Joselma Salazar de Castro
    A convivência com os bebês
    Os atos sociais e a apropriação de sentidos
    Quando os bebês dialogam entre si
    Interações entre os bebês e a produção de textos
    Tecendo algumas considerações
     
    Culturas infantis e experiências estéticas:
    entre corpos grandes e bem pequenos
    Patrícia Dias Prado
     
    Pedagogia do contato com bebês:            
    pele e mão em encontros de cuidado e educação
    Marta Nörnberg
    Cotidiano: lugar de proximidade e comunicação
    Pele e mão: sentidos da pedagogia do contato
     
    A prática educativa em creches:
    o que fazem os bebês?
    Gardia Vargas
    Expectativas e acolhimento dos bebês na creche
    Os materiais que sustentam as experiências dos bebês
    O Cesto dos Tesouros
    O que posso fazer com isso?
    Encerrando essa conversa
     
    A música dos bebês:           
    protagonismo cotidiano em berçário
    Aruna Noal Correa
    Entre o olhar do adulto e do bebê: as produções musicais cotidianas
    Ideias adultas sobre intervenções  e protagonismo dos bebês em berçário
    O processo de produção do conhecimento sonoro-musical pelo bebê
    Reflexões acerca da música dos bebês: o cotidiano do berçário
     
    Referências

    Sobre os autores
     
  • Trecho

Sugestões de outros títulos:

carregando...