Inclusão e Educação Especial

Volta às aulas
Alta resolução +
De R$ 44,00 por R$ 26,40

Crianças psicóticas e autistas

a construção de uma escola

Maria Solange Bicca Charczuk e Maria Nestrovsky Folberg
ISBN: 978-85-87063-80-9
ed. 104 p.
Este livro traz uma experiência ímpar: um trabalho desenvolvido em uma escola municipal de Porto Alegre, construída especialmente para acolher crianças e jovens psicóticos e autistas. Retrata uma proposta pedagógica que envolve os alunos e suas famílias e em que se garante, sobretudo, um espaço de vida e de aprendizagens pela contribuição importante de estudos psicanalíticos. Segundo as autoras, esta é uma história real de luta pela inclusão escolar que precisa encontrar seguidores em todo o país. Indicada a educadores, pais, psicanalistas e gestores preocupados com educação inclusiva.
  • Sumário
    Prefácio
    Educação (im)possível?

    Lenira Balbueno Fleck

    Introdução
    Trabalho feito com paixão

    Maria Nestrovsky Folberg

    Que escola queremos?
    Rejane Caspani Dubois
    Maria Solange Bicca Charczuk
    O começo
    A organização da escola

    Um espaço de vida e de aprendizagens
    Rejane Caspani Dubois
    Proposta pedagógica

    A criação de oficinas: respeitando a diversidade
    Rejane Caspani Dubois
    A dinâmica das oficinas
    As oficinas
    Oficina de construção e reparos
    Oficina de horta, arborização e jardinagem
    Oficina de artes visuais e de música
    Oficina de culinária
    Oficina escolar
    Oficina de jogos

    Atividades coletivas e as assembleias
    Rejane Caspani Dubois
    As assembleias

    Movimentos de inclusão: um lugar para aprender, um lugar para viver
    Rejane Caspani Dubois
    Movimentos de inclusão
    Relato do processo de integração de um aluno no sistema regular de ensino municipal
    O Projeto Cor e Cia e um novo jeito de olhar a escola

    Reflexões sobre a prática: escola ou clínica?
    Patrícia Zillmer
    Quem são esses alunos?
    Qual é nosso papel nesta escola?
    Somos professores?
    Estou aqui para ensinar ou para aprender?

    As famílias: expectativas de futuro
    Maria Solange Bicca Charczuk

    Efeitos da psicanálise na instituição:
    dando lugar aos desejos

    Ivone Montenegro Alves
    Novas ideias, outras alternativas
    Compartilhando saberes

    Relato de experiência em alfabetização
    Patrícia Zillmer

    Interlocução da psicanálise e educação:
    uma sinfonia intitulada vida

    Denise Regina Quaresma da Silva
    Contribuições da psicanálise
    na formação de professores
    Transferência: um dos operadores possíveis na relação da psicanálise com a educação

    Projeto “Criança Psicótica e Escola
    Pública”: como foi construído o trabalho na Escola Especial Lucena Borges no decorrer dos primeiros anos de funcionamento

    Maria Solange Bicca Charczuk
  • Trecho

Sugestões de outros títulos:

carregando...