Avaliação

Alta resolução +
Consultar

Avaliação formativa

pressupostos teóricos e práticos

Janssen Felipe da Silva
ISBN: 978-85-7706-129-7
ed. 96 p.
Avaliação formativa é uma obra que reflete o conhecimento do autor sobre o chão da escola, sobre os modelos e os processos de formação de professores, sobre as políticas educacionais e, particularmente, sobre as políticas de avaliação. Suas reflexões críticas e propositivas resultam neste texto sobre avaliação formativa em um contexto de transição paradigmática, destacando a importância de uma pedagogia diferenciada. Nesse sentido, salienta a ética (humanizadora) e a visão multicultural como traços indispensáveis ao ato avaliativo. Em suas proposições, tece orientações metodológicas sobre o processo e sobre os instrumentos de avaliação adequados a essa concepção de avaliação. Enfim, Janssen põe à nossa disposição um livro que aponta para o compromisso do professor com uma educação digna para todos os alunos.
 
  • Sumário
    Prefácio
    Pilares da avaliação

    Jussara Hoffmann

    Introdução - Um convite ao diálogo

    Cenário educacional: complexidade,
    ambivalência e possibilidades

    A complexidade da transição
    Abertura às possibilidades e às incertezas

    Crises e emergências no campo da educação
    O campo educacional como lócus de luta política
    O desencanto da rotina escolar

    Pressupostos da avaliação formativa
    A pedagogia do encantamento
    Educabilidade
    Pedagogia diferenciada
    Pesquisa como princípio do trabalho pedagógico
    Centralidade nas aprendizagens significativas
    Escola como lócus de aprendizagens, de multiplicidade
    cultural, de tensão e aberta a mudanças
    Currículo flexível e contextualizado
    Projeto político-pedagógico como elemento articulador
    e orientador da prática pedagógica
    Compromisso social

    Exigências sobre a práxis e a formação do professor
    Prática como espaço de confrontação
    e reconstrução da teoria
    Capacidade de aprender permanentemente
    Capacidade de interpretar
    Capacidade de produzir saberes
    Capacidade de superar desafios
    Capacidade de ouvir, dialogar e argumentar
    Professor como intelectual reflexivo transformador
    Perspectiva multidimensional de formação

    Desafios epistemológicos e práticos
    Avaliação educacional constituinte e integradora
    Instrumento de formação
    Princípios norteadores
    Procedimentos avaliativos
    Natureza das tarefas e dos instrumentos avaliativos
  • Trecho

Sugestões de outros títulos:

carregando...