Componentes Curriculares

Promoção de Natal
Alta resolução +
De R$ 67,00 por R$ 46,00

Aprendendo Matemática nos anos iniciais

Anastácia Maldaner
ISBN: 978-85-7706-108-2
ed. 240 p.
A aprendizagem da Matemática nos anos iniciais é essencial para o sucesso dos alunos na escola e não é tarefa fácil para nenhum professor. A construção do conhecimento matemático realiza-se num processo em que avanços e recuos são mesclados com dificuldades e desafios das crianças, e é essencial que se acompanhe atentamente suas ações e reações, suas necessidades e formas de responder às situações-problema apresentadas. Nesse sentido, a narrativa de Anastácia Maldaner vem contribuir com professores e gestores de forma surpreendente, uma vez que ela articula os fundamentos teóricos a uma prática educativa de sucessivo questionamento aos alunos, relatando e analisando suas diferentes ideias ao aprender os fatos fundamentais da Matemática. Ilustra sua narrativa com interessantes diálogos que revelam muitas e surpreendentes descobertas ao longo de todo percurso. Nos dois primeiros capítulos, a autora faz um resgate da história do número para a melhor compreensão do Sistema de Numeração Decimal e Posicional. Relata a seguir, em capítulos específicos, como levar os alunos à compreensão dos fatos fundamentais da adição, subtração, multiplicação e divisão, dando ênfase, na divisão, à ideia de medir e de repartir, nem sempre trabalhada nas escolas, e a interessantes atividades com medidas de comprimento e o uso do sistema monetário. Apresenta, também, várias sugestões de atividades lúdicas, com o uso do material multinumérico, e jogos, como os Jogos Nunca 4, Nunca 5, Nunca 6 e Nunca 10, que auxiliam na compreensão do Sistema Decimal de Numeração. Sobressai, em todos os capítulos do livro, a postura mediadora de Anastácia Maldaner e sua defesa de uma prática problematizadora para a formação de crianças autônomas, críticas e reflexivas.
  • Sumário
    Introdução
     
    O ensino da Matemática nos anos iniciais
    As aulas de matemática: desafios e possibilidades
     
    O sistema de numeração decimal e posicional
    O desenvolvimento social e a criação de sistemas de numeração
    Princípios do sistema de numeração decimal e posicional
    Compreendendo o SNDP
    o resgate da história do número com os alunos
    Atividades lúdicas como suporte para a compreensão do sndp
    Atividades sobre a história do registro numérico
    Estratégias para a contagem de grandes quantidades
    A compreensão e o uso das palavras unidade, dezena
    Da construção do número à sua decomposição
    O aspecto posicional do nosso sistema numérico
    O quadro de valores
    Sistema numérico e sistema monetário
    O uso da calculadora como estratégia para a compreensão do número
     
    A adição e a construção dos fatos fundamentais
    Construção dos fatos fundamentais com somas até 10
    Os murinhos de 10 e seus múltiplos
    Exercícios orais para a agilização do raciocínio
    A passagem pela dezena e a superação da sobrecontagem
    A adição pensada com apoio na dezena e/ou centena
    Adição pela decomposição do número com apoio de material concreto
    Adição pela decomposição sem o apoio de material concreto
    Adição pelo cálculo mental de parcelas com dois ou mais dígitos
    Adição com transporte a partir das atividades com o murinho
    A escolha do processo de cálculo mais favorável e sua socialização
    A fala dos alunos durante os cálculos
     
    A subtração
    O algoritmo da subtração
    Uma operação relacionada a várias ideias
    Ideia de comparar
    Ideia de completar
    Ideia de retirar
    Atividades de subtração com as crianças
     
    A multiplicação
    Construção e memorização dos fatos fundamentais da multiplicação
    As “dobradinhas”
    10 vezes um número dado
    Cinco vezes um número dado como a metade de 10 vezes o mesmo número
    Seis vezes um número dado
    Nove vezes um número dado
    Suscitando a memorização da tabuada
    Jogo dos valores
    Jogo do casamento
    Estruturação da multiplicação em ordem crescente de dificuldades
    Flexibilidade mental: resultado de um processo
     
    A construção de conceitos matemáticas pela via do contínuo
    Grandezas e medidas na percepção da criança
    Atividades com medidas de comprimento
    O envolvimento da criança na problematização
     
    A divisão
    Divisão com a ideia de medir
    Atividades de divisão com a ideia de medir
    Divisão com a ideia de repartir
    Atividades de divisão com a ideia de repartir
    Algumas considerações relativas à divisão
     
    As atividades lúdicas na construção de conceitos matemáticos
    Jogo dos triângulos ou Nunca 4
    Jogo Nunca 5
    Jogo Nunca 10
    O lugar do jogo na escola
     
    O mercado na escola
     
    A avaliação
    Tentativas para superar o medo do erro
    A avaliação como parte do processo
    O processo avaliativo e a autonomia
    O desafio de aprender a trabalhar em grupo
    Autoavaliação orientada: uma possibilidade
    Conversando com os pais
    Considerações finais sobre a avaliação
     
     Eem busca de uma pedagogia para a autonomia 
     
  • Trecho
    Dialogar com os alunos, ouvir suas ideias, perguntar muito e criar experiências matemáticas lúdicas é a proposta que Anastácia Maldaner apresenta nesta publicação. É preciso que os alunos participem ativamente da construção de seus conhecimentos, defende ela, e que sejam provocados a construir seus próprios conceitos. Dessa forma, sentirão o entusiasmo e a emoção de vencer os desafios da Matemática.  
    A oportunidade de interagir com os colegas em todas as atividades é de fundamental importância nesse processo. Ouvir e compartilhar tarefas com os outros significa aprender novos jeitos de pensar e de fazer cálculos, talvez de forma mais simples e rápida. Cabe ao professor criar um ambiente favorável para isso, atuando como mediador nesses momentos,  o que irá favorecer o desenvolvimento do pensamento autônomo das crianças. Percorrendo as páginas deste livro, os leitores irão voltar ao seu tempo de estudante,   jogando, calculando, imaginando novas soluções, participando de conversas animadas entre as crianças e com a professora – uma preciosa contribuição a sua formação docente. Para além dos fundamentos pedagógicos que irão construindo passo a passo, finalizarão a leitura com a certeza de que aprender Matemática pode ser muito prazeroso a todos os estudantes e indispensável a sua participação plena na sociedade.

Sugestões de outros títulos:

carregando...