Componentes Curriculares

20%
Alta resolução +
De R$ 67,00 por R$ 53,60

Aprendendo Matemática nos anos iniciais

Anastácia Maldaner
ISBN: 978-85-7706-108-2
ed. 240 p.
Para Anastácia Maldaner, professora experiente no ensino da matemática, esse é um processo em que os avanços das crianças dependem de uma ação pedagógica mediadora e problematizadora: é essencial que se acompanhem atentamente suas formas de responder às situações-problema apresentadas no seu dia a dia na escola e fora dela. Nos dois primeiros capítulos, a autora orienta sobre como fazer com os alunos um resgate breve da história do número para virem a compreender o uso do Sistema de Numeração Decimal. A seguir, em capítulos específicos, aborda o passo a passo do ensino dos fatos fundamentais da adição, subtração, multiplicação e divisão, acrescentando, no capítulo sobre divisão, atividades com medidas de comprimento e o uso do sistema monetário. Ressalta, em seu texto, a importância de atividades lúdicas nos anos iniciais, como o uso do material multinumérico e jogos. Ilustra sua narrativa com interessantes diálogos com as crianças e aportes teóricos sobre a importância da mediação do professor para a formação de um aluno curioso, autônomo e participativo.
 
  • Sumário
    Introdução
     
    O ensino da Matemática em escolas brasileiras
    As aulas de matemática: desafios e possibilidades
     
    O sistema de numeração decimal e posicional
    O desenvolvimento social e a criação de sistemas de numeração
    Princípios do sistema de numeração decimal e posicional
    Compreendendo o SNDP
    o resgate da história do número com os alunos
    Atividades lúdicas como suporte para a compreensão do SNDP
    Atividades sobre a história do registro numérico
    Estratégias para a contagem de grandes quantidades
    A compreensão e o uso das palavras unidade, dezena
    Da construção do número à sua decomposição
    O aspecto posicional do nosso sistema numérico
    O quadro de valores
    Sistema numérico e sistema monetário
    O uso da calculadora como estratégia para a compreensão do número
     
    A adição e a construção dos fatos fundamentais
    Construção dos fatos fundamentais com somas até 10
    Os murinhos de 10 e seus múltiplos
    Exercícios orais para a agilização do raciocínio
    A passagem pela dezena e a superação da sobrecontagem
    A adição pensada com apoio na dezena e/ou centena
    Adição pela decomposição do número com apoio de material concreto
    Adição pela decomposição sem o apoio de material concreto
    Adição pelo cálculo mental de parcelas com dois ou mais dígitos
    Adição com transporte a partir das atividades com o murinho
    A escolha do processo de cálculo mais favorável e sua socialização
    A fala dos alunos durante os cálculos
     
    A subtração
    O algoritmo da subtração
    Uma operação relacionada a várias ideias
    Ideia de comparar
    Ideia de completar
    Ideia de retirar
    Atividades de subtração com as crianças
     
    A multiplicação
    Construção e memorização dos fatos fundamentais da multiplicação
    As dobradinhas
    10 vezes um número dado
    Cinco vezes um número dado como a metade de 10 vezes o mesmo número
    Seis vezes um número dado
    Nove vezes um número dado
    Suscitando a memorização da tabuada
    Jogo dos valores
    Jogo do casamento
    Estruturação da multiplicação em ordem crescente de dificuldades
    Flexibilidade mental: resultado de um processo
     
    A construção de conceitos matemáticas pela via do contínuo
    Grandezas e medidas na percepção da criança
    Atividades com medidas de comprimento
    O envolvimento da criança na problematização
     
    A divisão
    Divisão com a ideia de medir
    Atividades de divisão com a ideia de medir
    Divisão com a ideia de repartir
    Atividades de divisão com a ideia de repartir
    Algumas considerações relativas à divisão
     
    As atividades lúdicas na construção de conceitos matemáticos
    Jogo dos triângulos ou Nunca quatro
    Jogo nunca cinco
    Jogo nunca dez
    O lugar do jogo na escola
     
    O mercado na escola
     
    A avaliação
    Tentativas para superar o medo do erro
    A avaliação como parte do processo
    O processo avaliativo e a autonomia
    O desafio de aprender a trabalhar em grupo
    Autoavaliação orientada: uma possibilidade
    Conversando com os pais
    Considerações finais sobre a avaliação
     
     Em busca de uma pedagogia para a autonomia 

    Referências
     
  • Trecho
    Dialogar com os alunos, ouvir suas ideias, perguntar muito e criar experiências matemáticas lúdicas é a proposta que Anastácia Maldaner apresenta nesta publicação. É preciso que os alunos participem ativamente da construção de seus conhecimentos, defende ela, e que sejam provocados a construir seus próprios conceitos. Dessa forma, sentirão o entusiasmo e a emoção de vencer os desafios da Matemática.  
    A oportunidade de interagir com os colegas em todas as atividades é de fundamental importância nesse processo. Ouvir e compartilhar tarefas com os outros significa aprender novos jeitos de pensar e de fazer cálculos, talvez de forma mais simples e rápida. Cabe ao professor criar um ambiente favorável para isso, atuando como mediador nesses momentos,  o que irá favorecer o desenvolvimento do pensamento autônomo das crianças. Percorrendo as páginas deste livro, os leitores irão voltar ao seu tempo de estudante,   jogando, calculando, imaginando novas soluções, participando de conversas animadas entre as crianças e com a professora ? uma preciosa contribuição a sua formação docente. Para além dos fundamentos pedagógicos que irão construindo passo a passo, finalizarão a leitura com a certeza de que aprender Matemática pode ser muito prazeroso a todos os estudantes e indispensável a sua participação plena na sociedade.

Sugestões de outros títulos:

carregando...