Alfabetização e Letramento

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Alfabetizar aos seis anos

Annamaria Píffero Rangel
ISBN: 978-85-7706-029-0
ed. 96 p.
Como importante contribuição aos alfabetizadores, Annamaria Rangel apresenta, na primeira parte do livro, um conjunto de pressupostos teórico-práticos que elucidam as discussões atuais. Na segunda parte, orienta o leitor a alfabetizar passo a passo, compilando uma série de jogos e atividades que podem ficar disponíveis às crianças, transformando a sala de aula em um espaço interativo e lúdico de aprendizagem, tal como o alfabeto de parede, cartazes temáticos, dicionários ilustrados, fichas de autoditado, dominós figura-palavra, jogos com palavras e frases, etc.
  • Sumário
    Apresentação

    Parte I
    Alfabetizar aos seis anos: teoria e prática

    Alfabetizar aos seis anos?
    Alfabetização no Brasil
    Aspectos sociológicos
    Aspectos funcionais
    Aspectos estruturais
    Aspectos neuronais
    Tipos de conhecimento

    Conhecimento físico
    Conhecimento lógico-matemático
    Conhecimento social
    Conhecimento motor ou procedural

    Aspectos psicogenéticos
    Prazer, atenção e motivação
    O processo de alfabetização


    Parte II
    Jogos e atividades de alfabetização


    Jogos de sons
    Quebra-cabeça de sílabas
    Fixação de letras
    Jogo de trilha
    Jogos de letras
    Loto
    Baralho de letras
    Cartela de letras
    Jogo do peixe
    Jogos com sons, sílabas e palavras
    Jogo do pinguim
    Jogo da árvore
    Autoditado
    Leitura de palavras e sons
    Jogos com frases e expressões
    Significado de expressões
    Palavras e sentimentos
    Jogos de faz de conta
    Falando para comunicar

    Compartilhando histórias
    Inventando histórias a partir de fotografias
    Registrando informações
    Usando a imaginação
    Pequenos textos/quadrinhos em sequência
    Criando histórias Para gostar de ler

    Parlendas e quadras
    Trava-línguas
    Piadas
    Poesias
    Uso figurado de palavras

    Usando dicionários
    Jogo com dicionário temático
    Novas palavras
    Palavras com mais letras
    Palavras estranhas

    A criação de livros

    Considerações finais

    Referências

     
  • Trecho
    Apresentação

    Este livro tem por objetivo oferecer um aporte teórico e prático para o professor que se defronta com a tarefa de receber crianças de seis anos de idade para o primeiro ano do ensino fundamental.As avaliações realizadas nos últimos anos vêm demonstrando um baixo nível de aprendizagem dos estudantes brasileiros.A solução proposta pelo governo passa por incentivos para a formação de todos os professores em nível de graduação, como os recém criados pró-licenciaturas, bolsas para cursos de licenciatura, criação de centros de excelência para a formação continuada de professores, distribuição de livros, incentivo à criação de novos dicionários, adaptados às séries iniciais, auxílio para a criação de laboratórios de informática nas escolas, distribuição de laptops aos alunos em caráter experimental e outros.Mas parece que todo esse movimento não chegou ainda às escolas. Os professores estão se sentindo acuados, os municípios estão obrigados a melhorar o seu índice educacional sob pena de terem recursos cortados e pressionam os professores para que o façam, mas sem oferecer nada em troca.Talvez isto esteja ocorrendo porque o processo de alfabetização é complexo, multifacetado, e raros são os autores que o analisam nessa integralidade. O que se observa mais frequentemente são relatos de experiências que deram certo, relatos de pesquisa onde um dos ângulos da questão é abordado, ou a defesa de um método.Quando o assunto é estudado de forma aprofundada do ponto de vista teórico, geralmente só é abordado um aspecto da teoria, e não se oferecem subsídios para a prática.Os relatos de experiência são ricos para a sugestão de ideias, mas rapidamente estas são abandonadas porque o cotidiano da sala de aula impõe ações imediatas, com pouco tempo para pensar e refletir. Minha experiência, trabalhando na Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (FEBEM) com alfabetização de adolescentes, como diretora de escola de ensino fundamental e como orientadora pedagógica de escola de ensino infantil e fundamental, unida ao trabalho que realizo como professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) fizeram-me pensar em escrever este livro no qual teoria e prática assumem o mesmo estatuto. Espero contribuir para que o cotidiano do professor se torne mais prazeroso e produtivo e para que as crianças aprendam e gostem de ler e interpretar, continuando sempre curiosas e confiantes em sua capacidade de aprender.

    Annamaria Píffero Rangel
     

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