Arte-Educação

Alta resolução +
Consultar

A escola no teatro

e o teatro na escola

Taís Ferreira
ISBN: 978-85-7706-012-2
ed. 128 p.
A autora analisa a importância da mediação dos professores em atividades teatrais: quando as crianças fazem e quando assistem a teatros. Ao assisti-los diz Taís Ferreira, criam imagens e as relacionam com o teatro e com outras formas de espetáculos que conhecem, como o circo, a TV e as novelas. Entrelaçando exemplos de situações vividas em escolas, propõe aos educadores como devem mediar tais processos na infância e analisa o papel da escola, de pais, gestores, professores e arte-educadores na escolha de bons espetáculos e de ações mediadoras junto às crianças.
  • Sumário
    Abrindo as cortinas

    Teatro, infâncias e escola
    A escola no teatro, o teatro na escola
    O didatismo e o cunho comercial
    das produções teatrais

    A recepção do teatro pelas crianças
    Da teoria das mediações ao empirismo
    das múltiplas mediações
    A recepção teatral: espectador e o espetáculo
    O estudo acerca da recepção teatral

    Crianças em relação com o teatro
    De que infância falar?

    Entre o palco e a plateia: mediações
    Mediações contextuais: de onde
    são as crianças espectadoras?
    Mediações de referência: outras
    possibilidades identitárias
    O ser menino e o ser menina
    Modelos de sexualidade aprendidos
    em vivências sociais
    O modelo do simpático beberrão italiano?
    A idade nos constitui
    Mediações pessoais: experiências anteriores
    A mediação da mídia e das tecnologias digitais
    Videogame tu podes controlar, teatro não!
    Guerras, comédias ou filmes de terror?
    A família mediadora: de que pais estamos falando?
    Fadas sem varinhas de condão
    O inusitado e o absurdo:
    vacas detetives e cocôs voadores

    As experiências das crianças com o teatro
    Rastros e marcas do teatro nas crianças
    O que havia no teatro que a gente foi ver?
    Os personagens da peça, os atores
    e sua presença cênica
    A relação palco-plateia
    Um cenário de verdade
    I-ma-gi-na-ção
    As cenas de ação
    Entre filmes, TV e teatro
    No teatro são personagens, no circo são pessoas...
    Teatro é diversão e comédia
    Isso não estava no script: a improvisação
    Uns teatros mostram tristeza, outros alegria

    Apagando as luzes
    As híbridas identidades das crianças espectadoras

    Referências
     
  • Trecho
    ABRINDO AS CORTINAS

    Este livro fala de teatro. Este livro fala de crianças. Este livro deixa as crianças falarem de teatro. De teatro, de televisão, de cinema, de circo, de brincadeiras, de diferentes linguagens...
    As notas, fotos e desenhos que nele se apresentam são resultado de uma história que eu procurei ver, ouvir, sentir para poder contar: a história da relação das crianças com a linguagem teatral, levando em conta as especificidades que as constituem na vida contemporânea.
    Dentre a profusão de apelos sonoros e visuais que chegam até elas pelos diversos meios de comunicação, nas mais diferentes linguagens, as crianças foram levadas ao teatro e puderam livremente falar e desenhar sobre o que pensam e sentem a respeito dessa experiência, uma das ancestrais formas de comunicação do homem.
    Assim, o que aqui apresento em formato de texto é o meu olhar ­reflexivo (de professora/atriz) sobre as experiências de um grupo de crianças espectadoras com um espetáculo de teatro infantil (e com a linguagem teatral em maior amplitude). 
    E é com muita alegria que compartilho com os leitores e as leitoras da Coleção Educação e Arte essas reflexões sobre o teatro, tendo a escola como cenário e como instituição mediadora primordial dessa relação. 
    Pretendo contribuir, desta forma, para um repensar sobre a importân­cia do teatro na escola e das crianças experienciarem espetáculos teatrais, ­suscitando a vontade de pensar, de ver e de fazer teatro para a infância e para a juventude em profissionais dessa área, em educadores, em pais e, obviamente, nas próprias crianças!

Sugestões de outros títulos:

carregando...